O PERIGO DOS BAOBÁS

Vamos especular a respeito desse trecho de O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry. (E vamos combinar que esse livrinho fofo não tem nada de bobo, ok?)

Já tinha começado a ler o livro mas não tinha terminado. Dia desses, a Nathália, me mandou frases do livro e acabou me convencendo a lê-lo rapidinho… Então, além das frases que ela me mandou (obrigada Nath, sempre inspirando novos temas pros posts! love you) o tal livrinho me inspirou esse post aqui, que tem tudo a ver com coisas que passam pelo meu coração…

So, aqui no meu blog, baobás são pessoas e o planeta é a nossa vida. Vejamos se vocês concordam comigo:


**
Com efeito, no planeta do principezinho havia, como em todos os outros planetas, ervas boas e más. Mas as sementes são invisíveis. Elas dormem no segredo da terra até que uma cisme de despertar. Então ela espreguiça, e lança timidamente para o sol um inofensivo galinho.

Se é de roseira ou rabanete, podemos deixar que cresça à vontade. Mas quando se trata de uma planta ruim, é preciso arrancar logo, mal a tenhamos conhecido.

Ora, havia sementes terríveis no planeta do principezinho: as sementes de baobá… O solo do planeta estava infestado. E um baobá, se a gente custa a descobri-lo, nunca mais se livra dele. Atravanca todo o planeta. Perfura-o com suas raízes.

E se o planeta é pequeno e os baobás numerosos, o planeta acaba rachando.

“É uma questão de disciplina, me disse mais tarde o principezinho. Quando a gente
acaba a toalete da manhã, começa a fazer com cuidado a toalete do planeta.”

25

…às vezes não há inconveniente em deixar um trabalho para mais tarde. Mas, quando se trata de baobá, é sempre uma catástrofe. Conheci um planeta
habitado por um preguiçoso. Havia deixado três arbustos…

baobá
**

6 Responses to “O PERIGO DOS BAOBÁS”


  1. 1 Nathalia 17/08/2009 às 00:08

    pois é ju.. como vc disse, esse livrinho de 40 e tantas páginas não tem nada de bobo.. pelo contrário, acho que deveria ser um livro de cabeceira de todo mundo, principalmente aquelas que se encaixam no perfil de baobás!
    mas pelo menos agora a gente ja aprendeu.. assim que acordar, quando acabar o talete da manhã, começamos a cuidar no nosso planetinha, podando, arrancando baobás, revolvendo a terra…

    acho que podemos evitar rachaduras no planetinha que Deus deu pra gente…
    e por favor baobás, fiquem longe ok!

    Curtir

  2. 3 Brenda Nepomuceno 17/08/2009 às 09:01

    Ai, O Pequeno Príncipe! *suspiros*
    Já falei que amo o seu blog, Jú? 😀
    Boa semana pra você, querida!

    Curtir

  3. 5 agatha barbosa 28/07/2014 às 22:37

    encontrei seu blog pesquisando sobre os baobás, e achei otimo destacar este trecho da obra.
    Só atente a uma coisa, baobás são as árvores que significam a vida, memória e tradição da cultura africana. O que será que significa este príncipe loirinho cultivar a roseira e cortar os baobás pela raiz antes que dominem seu planetinha?
    Sacou? =]
    este livro não é mesmo nada bobo

    Curtir


  1. 1 HISTÓRIAS QUE TENHO PRA CONTAR « juliana escreve… Trackback em 26/08/2009 às 10:44

Deixe um comentário

SEJA BEM-VINDO!

JULIANA ESCREVE
Sobre tudo que alcança seu coração, o que não é pouca coisa! Deus, família e amigos são assuntos recorrentes. Milagres, bençãos e bom humor também fazem parte... Se quiser ficar no meu coração, à vontade, mas não traga porcarias para dentro dele, ok? :)

Categorias


